Teoria de saber Ler e Escrever…

teorias destaque

Ao ver os inúmeros spots publicitários da campanha Ler + interrogo-me acerca de alguns factos que apesar de parecem absurdos, demonstram a realidade em que vivemos.
Portugal sempre primou por estar «razoavelmente» atrasado em relação a outros países, nos mais variados aspectos. E sem contestação, podemos afirmar que a Educação foi sempre um dos pontos mais fracos do país (são muitos mas por agora abordo só este xD).

Na altura do Estado Novo o objectivo era fazer a 4ª classe. No interior do país, naquelas regiões em que a agricultura era a actividade da vida, isto era por vezes mesmo um milagre, e como esta profissão era exercida por mais de metade da população, Portugal tinha grandes taxas de analfabetismo.
E os anos passaram 😀
E o 9º ano passou a ser a meta de quem queria apenas fazer o ensino obrigatório. E Portugal evoluiu. As taxas baixaram e a população começou a ler e escrever mais. A escola passou a ser vista como o meio para ser alguém importante, para ter uma boa vida.
E actualmente?    😐
Não há palavras. Sabemos ler e escrever mas é como se não soubéssemos pois não fazemos bem nenhuma das duas acções. Hoje em dia são poucos os jovens que adquiriram o gosto de ler. São poucos os que lêem e por vezes lêem simplesmente por obrigação da escola (guilty :|). E nem comento as crianças, porque na minha ignorância do que se passa no resto do país, imagino que grande parte nem sabe o que é um livro. Quanto ao escrever, o MSN e os SMS vieram deturpar a escrita. Existe uma economia das palavras, o que faz com que se escreva pior. Existem mesmo aquelas alminhas que em textos escolares, se esquecem das palavras, escrevendo-as como se estivessem a mandar um SMS a um amigo. Ler e escrever tornaram-se duas actividades extremamente aborrecidas, que são evitadas a todo o custo.
Quero com isto chegar à conclusão de que, passados cerca de 30 anos, continuamos os mesmos «ignorantes», pois continuamos sem saber ler nem escrever. Com a diferença de que, de facto, todos temos livre acesso às instituições que nos permitem adquirir esse conhecimento. Simplesmente, desprezamo-lo.

PS: Já notaram que cerca de 70% da população portuguesa não tem o ensino secundário? (isto dá que pensar)

Anúncios

2 thoughts on “Teoria de saber Ler e Escrever…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s